terça-feira, 16 de novembro de 2010

ESTUDO:EVANGELISMO DE RUA


Introdução
Não há como negar a atualidade e relevância de temas como estes: a evangelização de prostitutas e homossexuais. São pessoas alienadas de nossa sociedade e, infelizmente, pouco ou quase nada estamos fazendo para alcança-las.

Para alguns, o esforço para a evangelização de prostitutas e homossexuais é inútil, é como lançar pérolas aos porcos. Nós pensamos diferente. Cremos que, pessoa alguma, por pior que seja, jamais está fora do alcance da graça, do amor e do poder de Deus.

Deus diz, em sua Palavra, que ainda que os nossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, tornase-ão como a lã (Is 1:18). Para quem crer na origem divina desta palavra há motivos para compartilhar as boas-novas às protitutas e aos homossexuais.

:-} As Motivações Bíblicas para a Evangelização de Prostitutas e Homossexuais

Quando falamos sobre a AIDS citamos o exemplo de Abraão, que intercedeu por Sodoma, uma cidade com práticas de prostituição e homossexualismo (Gen 18:23-33). O exemplo de oração intercessória de Abraão é digno de imitação. Devemos, à semelhança de Abraão, lutar com Deus pela salvação de prostitutas e homossexuais.

O Senhor Jesus Cristo andava no meio dos publicanos e pecadores (Mat 9.10). Sentava-se com eles. Bebia e comia com eles (Mat 11:19). É claro que se isso fosse hoje chamaríamos Jesus de imprudente. Talvez até o excluíssemos da comunhão dos santos, porque ele foi longe demais. Mas Jesus era um homem livre. Os escribas e fariseus, que Jesus chamou de hipócritas não conseguiram colocar cabresto em sua boca. Infelizmente, o que tais líderes religiosos conseguiram foi matá-lo. Mas Cristo Jesus venceu a morte.

O amor de Jesus Cristo para com os pecadores, os grupos alienados da sociedade, incomodava os líderes religiosos. Há uma história eloqüente a respeito desse amor de Jesus pelos prostitutas, em solene contraste com a atitude preconceituosa dos líderes religiosos de seu tempo.

Um dos fariseus convidou Jesus para tomar uma refeição em sua casa. E Jesus, "entrando na casa do fariseu, reclinou-se à mesa. E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa, em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo; e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos de sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com bálsamo. Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora. E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinqüenta. Não tendo eles como pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais? Respondeu Simão:Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou, e com seus cabelos os enxugou. Não me deste ósculo; ela porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés. Por isso te digo; Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. E disse a ela: Perdoados são os teus pecados. Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz" (luc 7:36-50).

Há outros textos que mostram a preocupação de Jesus em salvar as prostitutas. O seu encontro com a mulher samaritana é um exemplo (João 4:1-42). Os próprios discípulos de Jesus, influenciados pelos preconceitos de seu tempo, chegaram ao ponto de se admirarem do diálogo do Mestre com tal mulher. Eles só sabiam que a mulher era samaritana. Se eles soubessem o que Jesus sabia a respeito da moral daquela mulher, teriam certamente se escandalizado mais ainda (João 4:27). Mas Jesus não permitiu que ninguém fosse o árbitro de sua consciência.

O Senhor Jesus Cristo cria na conversão das meretrizes. Dai a sua palavra aos escribas e fariseus: "Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus" (Mat 21:31,32). Dai a sua palavra à mulher apanhada no próprio ato de adultério pelos escribas e fariseus: "Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respodeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te e não peques mais" (João 8:10,11).

Alguém poderia dizer que crê também na conversão das prostitutas, mas não acredita na transformação dos homossexuais, por causa de Romanos 1:24-27). Os que assim pensam enfatizam as expressões: "Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si... Pelo que Deus os entregou a paixões infames..."

Reconhecemos a dificuldade de interpretação deste texto, à luz do amor e da paciência de Deus. Pedro diz que Deus é longânimo e não quer que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se (II Ped 3:9).

O texto de Paulo em Romanos 1, à luz do contexto geral da carta, tem como um dos possíveis propósitos mostrar a necessidade dos gentios (e dos judeus, no capítulo 1) da justiça de Deus. Esse texto quer mostrar que todos são pecadores. Todos só poderão ser justificados pela fé, gratuitamente, pela graça de Deus, em Cristo Jesus (Rom 3:21-24).

Assim sendo, tenho pra mim que o texto de Romanos 1 não deve ser usado para ensinar que não há cura, salvação, na graça de Cristo Jesus, para os homossexuais. Esse texto ensina a necessidade da maravilhosa graça de Deus em Jesus Cristo.

:-} O que você precisa saber para evangelizar as Prostitutas e os Homossexuais

Em primeiro lugar, você precisa saber que ninguém nasce prostituta ou homossexual. Assim sendo, você não deve tratar e olhar para essas pessoas como se fossem prostitutas e homossexuais deste o ventre da mãe.

É ao longo da criação e da vida que as pessoas se tornam desajustadas moral, psicológica e socialmente. Não é o corpo que torna corruptível a mente ou a alma, mas é uma mente desajustada que torna o corpo desenfreado. Uma mente pervertida leva a pessoa a um comportamento sexual (ou outro qualquer) pervertido, antinatural.

O cristão que vai evangelizar as prostitutas e os homossexuais precisa também tomar consciência de que, embora Deus ame a essas pessoas, Deus reprova o comportamento delas.

Paulo em sua Primeira Carta aos Coríntios, diz que "nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados... herdarão o reino de Deus (I Cor 6:9,10). Em Levítico 18:22 Deus exorta seu povo para que o homem não se deite com outro homem como se fosse uma lulher, pois isso é abominação. Essa é uma outra razão por que tais pessoas precisam ser trazidas de volta para Deus, para o caminho da verdadeira vida.

O Cristão ao evangelizar um homossexual ou uma prostituta, não deve discriminá-los, tratá-los como se fossem sujos, indignos ou inferiores. São pessoas, são gente. Devem ser tratados como dignidade.

Muitas pessoas estão na prática do homossexualismo e da prostituição não porque gostam dessa vida. Muitas dessas pessoas foram levadas a isso por traumas de infância, ou traumas recentes ou por abuso de adultos inescrupulosos e impiedosos.

A recuperação dessas pessoas e a integração delas na sociedade em geral, e na igreja em particular, é muito difícil. Semelhante aos alcoólatras e os toxicômanos, essas pessoas precisam de um acompanhamento todo especial. É preciso paciência, perseverança, insistência, muita oração e solidariedade na evangelização dessas pessoas. Caso não haja um trabalho de acompanhamento, essas pessoas logo serão novamente assediadas pelos falsos amigos, que as arrastarão para a vida de prostituição, masculina e feminina.

Precisamos tomar consciência de que os frutos dessa evangelização não são imediatos, rápidos. Se queremos ganhar essas pessoas para Jesus, precisamos estar possuídos de um profundo amor por elas. Aquele amor de Jesus que não se envergonhava, mas que se identificava, sem dar apoio ao mal.

:-} Conclusão

A Igreja de Cristo não deve viver acomodada e descompromissada com os valores do evangelho face ao mundo enfermo. A Igreja de Cristo precisa sair dos marasmo do farisaísmo e do tradicionalismo. É preciso colocar-se de pé frente aos problemas do mundo de hoje. Não devemos contemplar, paralisados, ou rir, ironicamente, das desgraças e carências que há no mundo. Deus amou esse mundo enfermo (João 3:16; Rom 5:8). Deus tem o remédio, em Jesus Cristo, para os homossexuais e as prostitutas, os alcoólatras e os toxicômanos, os presos e os enfermos.

O mundo precisa de ajuda. Devemos olhar as prostitutas e os homossexuais (e os demais grupos alienados) como pessoas que precisam do arrependimento e da fé em Cristo Jesus.

Vamos pregar com convicção e amor que há cura e perdão para o homossexual, a prostituta, o ladrão, o criminoso, o opressor, o avarento, o mentiroso, o hipócrita, e para qualquer outro pecador, na graça de nosso Senhor Jesus Cristo.

Que o Espírito Santo nos habilite para tal testemunho, para tal obra de evangelização (At 1:8).


Pr. Washington Roberto Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOME POSSE DA SUA BENÇÃO

"Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor." Sl 40:1

Há momento que percebemos que aquilo que queriamos ontem não é a mesma coisa queremos hoje. Certo??
Deus na sua infinita sabedoria sabe bem o melhor para vc, percebemos bem tarde o que Deus já sabia há muito tempo.
O que vc quer agora ? Talvez não será aquilo que vc vai querer amanhã.
Às vezes não aceitamos um não como resposta, mas este não; pode nos livrar de muitas coisas.
Tenha fé não ande ansioso(a) saiba que o amanhã vai ser diferente, e o melhor de Deus para vc esta por vir!!!!!!.
Quantas vezes desistimos de nossos sonhos,
quantas vezes não acreditamos nos nossos próprios sonhos, pensando que somos incapazes ou que é impossível de ser realizados?.

Vários sonhos já foram enterrados e muitos não se completaram pela dureza de nossos corações.

Geralmente o desânimo, a mágoa e a decepção
acompanha o sonho frustrado.

Mas o que Deus tem preparado pra ti é muito mais
do que tu imaginas, é muito maior do que os teus sonhos, pois tudo o que tu sonhas Deus vai te dar em dobro.
Tome posse da sua benção!
Hoje o seu milagre vai chegar!
Deus te abençoe!!